Olá.
Apesar dos meus 33 aninhos sou daquelas que se pudesse daria mais tempo ao velho e querido vídeo game e que joga joguinhos considerados por muios coisas de Nerds e Geeks.
Ele é um tipo de game que requer que o jogador saia de casa, conheça outros jogadores -- os de seu time, de preferência e, algumas, da faction adversária e interaja com eles.
Ocorre que, como em todos os jogos competitivos existem atritos, rivalidades, animosidades.
Dentro desse universo passei a fazer observações bem direcionadas e estruturadas da evolução da personalidade das pessoas e vi que em meio à competição muita gente perde a linha, ou seja, a ética.
Pessoas que perdem portais ameaçam abertamente no chat do jogo, algumas o fazem ao vivo mesmo, ofendem, provocam, trocam acusações esquecendo-se de que apesar de tratar-se de um game eles ainda estão no mundo real e que, socialmente, ainda valem as regras de convivência do mundo real!
Esquecem-se do princípio máximo da criação do jogo: DIVERTIR.
Esquecem-se de outro princípio básico que pode levar muitos times à vitórias ou ao fracasso: a COOPERAÇÃO.
Fato é que a conduta ética dos players tem sido alvo de estudos a ponto de empresas multinacionais investigarem como seus funcionários se portam em ambientes de jogos virtuais, visando afastar de seus quadros indivíduos de caráter duvidoso.
Dar jeitinho, fazer uso de ações proibidas, mas não especificadas nas regras, tentar intimidar, ofender direta ou indiretamente, ameaçar não é jogar. É antijogo e, é por meio do jogar que se descobre a verdadeira face de muitas pessoas, do que faz de tudo pelo mínimo poder ao que age com ética, respeito ao outro e coopera com os demais para o sucesso do time bem como o contrário.
Lembre-se: ética é o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.
Se você tem ética e a coloca em prática, parabéns a você.
Se não, é hora de rever suas atitudes e considerar mudar seus [péssimos] modos e paradigmas.
Bye!
Para saber um pouco mais sobre o Ingress: http://jovemnerd.com.br/nerd-news/tecnologia/ingress-o-mmo-de-realidade-aumentada-do-google/
Para saber um pouco mais sobre o Ingress: http://jovemnerd.com.br/nerd-news/tecnologia/ingress-o-mmo-de-realidade-aumentada-do-google/
