Depois de algum tempo sem postar resolvi (novamente) levar à sério meu blog.
Por essa razão, escolhi como pauta um tema em voga na atualidade: solidariedade.
Falo aqui da emoção que move pessoas a ajudar seus semelhantes em meio a uma calamidade, como a que ocorreu no Haiti ainda no início deste ano.
Mas o que mais me impulsionou a dedicar tempo a esta postagem foi a solidariedade sem bom senso.
Sim, existe uma pseudo-solidariedade na moda ultimamente: a que se dispõe a ajudar gente em outro país, gastando mais com transporte aéreo, combustível, transporte rodoviário que leve as doações aos órgãos humanitários, mas não ajuda gente que mora aqui mesmo, ás vezes tão perto de nós.
Aqui em São Vicente existem Postos de arrecadação de alimentos para o Haiti, mas não vi NENHUM para arrecadar alimentos, móveis, vestuário, calçados e materiais de construção para os desabrigados do Vale do Ribeira, de São Luís do Paraitinga (completamente destruído pelas enchentes), das pessoas pobres de Ilha Grande (da tragédia em Angra, lembram?).
Solidariedade sem bom senso é fruto da hipocrisia humana, que preza apenas por mostrar aos demais países do mundo que o Brasil é "bonzinho".
Mas, que bondade é essa que exclui os locais e privilegia um local com histórico já tão pobre historicamente?
Chamem-me de radical, mas penso que é hora de evacuar o país completamente e levar os habitantes do lugar a construírem uma nova história em outro ponto do globo menos suscetível à ação de desastres naturais e mais favorável à captação de recursos e incentivos financeiros.
Penso que já é hora de despertarmos para o sofrimento dos próprios brasileiros:
- QUE SE CRIEM POSTOS DE ARRECADAÇÃO AOS NOSSOS DESABRIGADOS!
- QUE SE CRIEM POLÍTICAS AMBIENTAIS E SOCIAIS DE CONSCIENTIZAÇÃO PRA QUE AS PESSOAS PAREM DE CONSTRUIR MORADIAS PRÓXIMAS AOS RIOS OU EM VALES;
- QUE OS GESTORES MUNICIPAIS PASSEM A PLANEJAR CIDADES LEVANDO EM CONTA SUA GEOGRAFIA!
- APRENDAM COM OS ERROS DE PLANEJAMENTO DO PASSADO E COM AS CALAMIDADES GERADAS POR ELES!
Sei que talvez meu blog não resolva aos problemas do nosso povo, pois uma só andorinha não faz verão. Mas tenho a expectativa de que algo mude.
Até a próxima postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário