CULTO DE DOUTRINA DE 22.07.2011.
I.E.Assembléia de Deus - Min. De Santos - Congregação de Campos Sales - São Vicente/SP.
POR PR.WILLIAM RODRIGO.
Gn 32:27-30.
Você sente ou já sentiu a presença de Deus?
O que ela significa para você?
Como ela se fez presente em você?
O que a ausência da presença de Deus representa em sua vida?
Quando Deus não existe na vida de um indivíduo ele fica vulnerável a ataques e ações do inimigo.
Exemplos:
Rei Saul - A ausência da presença de Deus abre espaço para a presença de espíritos que só vem atormentar-nos. Resultado: O fim de Saul foi trágico.
Sansão – profeta usado e escolhido por Deus... Seu final também não foi feliz.
Nós fomos criados para louvor do Senhor,para templos do Espírito e não para morada de outros espíritos.
Nós somos responsáveis pela manutenção do Espírito Santo em nós.
Quando perdemos a presença de Deus, não damos primazia a Deus, perdemos a visão espiritual,o compromisso em vivermos a vida que Deus quer para nós.
É o mesmo que morrer. Mas não se trata de morte física, e sim espiritual.
Em referência ao versículo 27 O anjo divino questiona Jacó: “Como te chamas?" ele responde apresentando o nome que lhe fora dado no nascimento: "Jacó.”
O questionamento “Quem sou eu?” transmite a ideia de que se deseja saber identidade do indivíduo. Quem ele realmente é.
Não somos mais crentes que oram,que buscam,que cooperam,que amam...viramos outras pessoas.
Quando a presença de Deus deixa nossas vidas e nos tornamos outra pessoa passamos a nos desconhecer. A partir daí passamos a fazer coisas das quais Deus não se agrada.
Referindo-se ao versículo 31: Era necessário que Jacó passasse por tudo isso? Se ele tivesse estado com Deus todo o tempo ele passaria pelas situações difíceis descritas no livro de Gênesis? Nã! Naquele momento ele não sabia mais quem era. Não tinha mais uma identidade. Apenas seu nome o identificava. e não era de maneira positiva.
Quando o anjo perguntou a Jacó qual era o nome dele ele na verdade questionou quem era o homem Jacó.
A mesma pergunta Isaque fizera a ele quando ele fora enganar seu pai para conquistar (roubar) o direito de seu irmão primogênito.
Nesse momento ele revela quem ele realmente gostaria de ser: Esaú, seu irmão mais velho, o mais habilidoso, o preferido e chegado a seu pai. Ele agiu motivado pela inveja.
Jacó achou, porcausa de seu passado conturbado, que ele tinha que reescrever a sua própria história do seu jeito.
Perdemos muito tempo nos comparando a outras pessoas, buscando ser outras pessoas, invejando outras pessoas, o que elas são, têm que achamos que nós é que merecíamos, que deveríamos ter e ser. Assim iniciamos um processo de perda de identidade.
Jacó, ao perceber que não era Esaú, viu que tentou ser quem não é. Ele viveu a vida de outra pessoa, ou seja, ele passou a viver fugindo de si mesmo e, consequentemente, de Deus.
Mas...de Deus não se foje!
Deus deseja estar presente em nossas vidas hoje e sempre!
Ele quer que você viva a vida como Ele quer: Uma vida alegre,abundante, mas nunca isenta de dificuldades, problemas, enfrentamentos, decisões.
Muitas vezes a gente não se vê vivendo a vida que Ele quer.
Nunca saberemos quem realmente somos se vivermos nos comparando a outras pessoas e desejando o que é das outras pessoas.
Provérbios, capítulo 14, versículo 30 relata: "O coração tranquilo é a vida da carne; a inveja, porém, é a podridão dos ossos".
Há muitos, mesmo dentro das mais diversas igrejas que pensam: "Eu é que tenho que ser mais, melhor, ter uma casa como aquela, uma carro como esse etc".
Ela - a inveja - te impede de ter um coração paciente, próximo a Deus. Isso porque perdemos tempo tentando ter o que outros tem, sendo o que outros são e não investindo mais em um relacionamento próximo ao Pai e nos conhecendo e valorizando.
Isso acontece quando deixamos de focar Naquele que tem tudo e pode nos abençoar.
Logo, para o invejoso é dificil se alegrar de fato com o que se alegra...É difícil dividir a alegria e é mais fácil cobiçar a alegria do outro. Muitos até se alegram quando o outro chora, se dá mal, fracassa.
Muitos se aborrecem quando alguem é bem sucedido e essa atitude só afasta a presença de Deus de tais pessoas.
A presença de Deus deve ser constante em nossas vidas! Ela deve estar em nós não só na Igreja, mas também na rua, no trabalho, enfim, em todos os lugares onde nós estivermos.
Meu desejo é que todos construamos nossas vidas COM Deus DE FATO.
A carta de Paulo aos Efésios, no capítulo 1º, do versículo 4 até o 7 nos fala o seguinte:
"como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para o louvor da glória da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça,"
Enquanto você não aceita quem você realmente é, você não tem consciência de seu próprio valor. As pessoas que não se aceitam se entregam a qualquer coisa, qualquer pessoa, buscando aceitação exterior. É assim que muitas pessoas entram em relacionamentos vazios e se frustram. Têm bens materiais, mas não são felizes.
Quando deixamos a presença de Deus sair de nossas vidas nos tornamos filhos rebeldes.
É preciso ter sinceridade diante de Deus, reconhecermos quem realmente somos diante do Pai e o que não o agradar Ele nos ajudará a mudarmos.
Jacó assumiu sua identidade diante do anjo do Senhor, conforme vemos no versículo 27.
Era isso que Deus desejava, pois a partir daí Deus desejava restituir a Jacó tudo a que ele realmente tinha direito.
Ele não tinha orgulho da sua história, não tinha uma história bonita, mas através de sua franqueza e sinceridade Deus restaurou o que se perdera em todas as áreas de sua vida reescrevendo a história desse homem.
Se você deseja mudar sua vida,não faça as coisas do seu jeito!
A solução não está em você nem em invejar/desejar/cobiçar os outros, mas em assumir para Deus quem você é e o que você precisa para que Ele te restaure a vida e você possa reconstuir sua identidade.
Agora Jacó estava pronto para ser quem Deus queria que ele realmente fosse.
É necessário remover do nosso interior tudo o que nos faz mal, ter atitude decidida.
Efésios, ainda no versículo 7 e 8, lembremos que "em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça, que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência,"
Seja prudente, sábio, firme e decidido. Assuma a Deus quem Você realmente é, decida mudar e deixe-O entrar e ficar na sua vida e você verá que tudo vai mudar, melhorar.
Até o próximo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário