domingo, 10 de julho de 2016

Analisando letras de Funk - 1

Julho, Domingo, 10.


Há muito tempo eu andava curiosa quanto ao conteúdo das letras de Funk.
Muitas vulgarizam a figura feminina, esculacham às mulheres.
Mas como eu não gosto de falar de assuntos sem bases decidi ler e refletir (se é que isso é possível, diante da linguagem simplista e óbvia empregada) sobre as 10 letras mais popularizadas no Brasil.


1. Bumbum granada;
2. Cheia de marra;
3. Roça roça 2;
4. Partiu;
5. Tá fácil dizer que me ama;
6. Elas gostam;
7. 5 mentes;
8. Mina louca;
9. Bang;
10. Melhor assim.

Há mais letras listadas e, quem quiser conferir pode pelo link acima postado.

Enfim, parei para apreciar a letra do 1.º lugar no ranking... veja no que deu:

Bumbum Granada - MCs Zaac e Jerry

Pesado!

Vários homem bomba 
Bomba, bomba, bomba, bomba aqui
Vários homem bomba
Bomba, bomba, bomba, bomba lá [Homens bomba, no Brasil? Seriam terroristas, indivíduos a serviço do     tráfico, homens em prática sexual individual mecânica? Aqui cabe mais que duplo sentodo, minha gente!!!]

[...] Hoje eu to pesadão
Carregando vários pente [Pentes de pentear os cabelos? Não, né?! Pentes que servem para municiar armamento. São estes senhores bons exemplos para crianças e adolescentes com personalidade moral em formação?]
É tudo que eu sempre quis
Pra mim ficar contente [O indivíduo está contente por estar cheio de munição?! É isso mesmo, produção?]

Os mano ta tipo bomba [Dito isso repetidas vezes]
E as mina bumbum granada [“As mina”? Manolos, existem escolas nas favelas! Enfim... bumbum que explode? Que inocente sou! Mulheres que dançam utilizando o bumbum de forma sensual, provocando os homens nos bailes Funk. Ora, se uma mulher dança sensualizando é óbvio que ela espera manter relações íntimas com o indivíduo com o qual ela dança. Se for diferente, basta que ela dance entre amigas ou, se não quiser, não dançar]

Vai taca
Taca, taca, taca, taca, taca
Vai taca
Taca, taca, taca, taca, taca [A expressão sinaliza a intensificação dos movimentos dos glúteos]

Beleza ta querendo peita (Peita para mim significa briga. A pessoa sai para o baile em busca de briga? Fála sério!]
Só que tu não entende nada
Se quiser pode vim
Que essa mina é preparada [É possível que seja. Se o baile cumprir a lei só maiores em idade podem ingressar e, geralmente, adultos sabem o que fazem]

Melhor da espaço pra ela
Por que a potencia é braba [A intensidade e força dos movimentos, que sinalizam, para muitos homens, uma mulher intensa em relações íntimas]

Resumo:

Fica muito óbvio: O cara se acha por estar armado e hipervaloriza a mulher que se superestima através de dança sensual com ênfase nos glúteos.
Onde está o Funk de protesto?
Onde estão as letras que denunciavam a forma como o morador da periferia é tratado no cotidiano?
Onde estão as letras inteligentes?
Onde está o anseio de viver uma vida melhor nas comunidades e de se subir na vida de maneira honesta?
Onde está o verdadeiro valor das coisas, caramba?

O Funk ostentação, para mim, é uma TRAIÇÃO ao Funk raiz, às origens!!!!
O Funk iniciou como um movimento expressão, denúncia, protesto!

Em outro momento analiso outra letra e posto aqui para vocês.

O que alguns homens querem das mulheres [mas não dizem]

Muitos homens e mulheres vivem hoje crises em relacionamentos ou têm dificuldades em entrar em um por esperarem coisas que não perguntaram se seus pares queriam partilhar.
Sei disso por ouvir muitos amigos, familiares, conhecidos e até em meus relacionamentos e, como consequência, resolvi me colocar por aqui.

Muitos homens se aproximam de mulheres empreendedoras, trabalhadoras e que tem facilidade em resolver coisas. E o fazem porquê? Porque querem uma mulher para resolver os problemas que eles não conseguem.
Aí eu pergunto: Você quer uma mulher ou uma secretária gratuita? Ou a ambos?

Outros, homens com históricos de doenças, procuram por mulheres com perfil maternal, cuidador, carinhoso. E porquê? Por que querem uma mulher que cuide de suas mazelas, doenças, que corram a médicos, os levem pelas mãozinhas à exames e cuidem deles no caso da mais simples unha encravada até hipertensão arterial. Faço outra pergunta: Você quer uma mulher ou uma médica / enfermeira / técnica em enfermagem não remunerada ou a ambas?

Outros procuram por mulheres com habilidades voltadas aos cuidados com a casa, a mobília, que cozinhe, que lave, passe. E porquê? Porque ele não quer ter de realizar estas tarefas e quer que outra pessoa o faça, como fazia antes sua mãe, sua irmã mais velha. Indago então: Você quer uma mulher ou uma empregada doméstica gratuita?

Sabem o que todos estes homens têm em comum? Nunca contam abertamente às pretensas consortes o que realmente querem, querem que elas façam o que eles não querem realizar.

Aí começam as crises: onde não há transparência há a sensação de engano!

Jogar limpo com uma mulher muda muito as coisas.
Há sim mulheres que vão se sentir felizes e satisfeitas por exercerem estes papeis. Outras, porém, não se disporão a isso.
Cabe então ouvi-la, tentar compreendê-la e partir para outra caso ela não corresponda aos anseios masculinos! Mas é possível que alguém corresponda.

Meu pensamento é de que as mulheres podem exercer todos esses papeis na vida de um homem, mas nem todas nós queremos porque se nós somos capazes de resolvermos todas as questões surgidas nas nossas vidas, porque um homem não é?
Se já temos de resolver nossas coisas porque ainda iremos assumir a vida de outra pessoa, resolver os problemas de um cara, cuidar da saúde dele quando muitas vezes mal cuidamos das nossas, lavar, passar, cozinhar, organizar o ambiente doméstico sozinhas quando eles são igualmente capazes?

Não cabe mais um homem acomodado na sociedade contemporânea assim como não cabe mais uma mulher que espera que um cara pague por tudo.

Mais do que em tempos anteriores estes são tempos de busca por equilíbrio!
É necessário que homens e mulheres tenham habilidades domésticas, de cuidados pessoais e para com o próximo, de administração, solucionar os próprios problemas!!!

E mais: não cabe mais a desculpinha safada de: "Ah, mas eu não sei fazer isso!"
O que mais há são textos, vídeos, aplicativos do tipo "Faça você mesmo" pela web afora prá nos ensinar!!!!

Um amigo sempre me dizia: "O mundo mudou e você PRECISA mudar!"

Então mudem! 
Mudemos nós, mudem eles, mudemos tudo!