*Para entender melhor é necessário ler o livro de Jonas.
Há missões, tarefas, coisas que Deus atribui somente a Você [cáp. 1: 2]
Ele espera que eu encare essa missão, tarefa, desafio de frente, não que eu tente entender, interpretar sua ordem; Ele também não deseja te ver fugindo da situação [1: 3].
Ao ler o livro do profeta Jonas Você poderá perceber que quanto mais fugimos de um problema, ou melhor dizendo, da amorosa vontade de Papai, complicações surgem em nosso percurso e vão gradativamente se avolumando [1: 4]
Fortes ventos e tempestades vêm porque desobedecemos, nos desviamos, desafiamos ou até mesmo afrontamos a Deus; nesse caso, as lutas pelas quais passamos são apenas o reflexo, a consequência de nossas más decisões [1: 4].
Ignorar, fingir esquecer, deixar prá lá ou adiar a solução de um problema não é resolver a questão! É apenas uma forma de fuga da situação [1: 3 e 5].
Não podemos nos fazer insensíveis às causas de outras pessoas! Às vezes as soluções das crises, dos problemas, das adversidades dos outros dependem apenas da nossa obediencia à vontade de Deus! Às vezes a palavra que Deus coloca na nossa boca se torna a resposta a uma oração, a solução de um problema, o consolo de alguém que chora ou a advertencia e correção de um filho que erra [1; 5].
Mesmo no meio das piores tempestades de sua vida Você verá que existem pessoas com problemas maiores e piores que os seus e que virão ao teu encontro para pedir que Você ore ao seu Deus em busca das soluções dos problemas deles [1: 6].
- Mas e Você? No meio das suas lutas, das tempestades de sua vida, de suas crises você se preocupa em resolver o seu problema? Você realmente costuma se concentrar nisso ou foge? E os problemas alheios: Você se interessa por eles ou ignora os problemas dos outros de forma egoísta, individualista? [1: 6].
Às vezes, por causa de nossa desobediência outros irão sofrer (ou já estão sofrendo), mesmo sem que eles saibam o real motivo pelo qual estão passando por tribulações. [1: 10, 11].
Em algumas situações – ou melhor, em todas – temos que reconhecer diante das pessoas que desobedecemos a Deus e que, por isso, alguns males chegaram aos que estão mais próximos de nós [1: 11, 12].
Às vezes, essas mesmas pessoas que estão próximas de nós e que estão sendo prejudicadas pelas nossas desobediencias tentam remar conosco, levar-nos no barco, viver suas vidas tentando nos salvar; só que vai chegar o momento em que eles terão que nos atirar no mar da vida prá que recebamos sozinhos as consequencias das nossas desobediencias e da nossa rebeldia [1: 13, 14].
Há problemas e situações que devem ser prontamente resolvidos. Se não for assim as coisas podem piorar muito [1: 17]. Pelo menos para quem tem a missão de resolver logo.
É importante lembrar que mesmo no pior dos problemas e na pior das crises Deus está presente.
Ele apenas espera que Você abra a sua boca para dizer o que sente, pedir perdão, reconhecer suas falhas no percurso da sua vida, e pedir uma nova chance para resolver o problema, passar pela crise, cumprir sua missão, sua tarefa [2: 1 – 10].
Mesmo nas piores crises Você sempre poderá contar com Deus!
Ele é tão amoroso que irá te socorrer, te amparar, cuidar de Você! Ele fará isso tudo mesmo Você tendo decidido as coisas da forma errada. [3: 1].
Deus acredita em Você! Ele acredita em nós e sempre te dá uma nova chance! A chance de recomeçar e recomeçar obedecendo-o por amor [3: 1, 2], ainda que isso contrarie alguns de seus princípios e interesses [3: 3 – 10; 4: 1].
Deus tem um amor imensurável por nós.
Ele se compadece, nos adverte antes de tomar um rumo errado, nos ensina. Ele só espera receber de nós a retribuição desse amor e, por esse motivo é que nos dá sempre novas chances de recomeço com Ele
Tudo isso porque Ele nos ama.
Porque Ele ama Você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário